segunda-feira, 8 de abril de 2013

Gestão de Pessoas

Aluno: Elizeu Marcolino
 
O mundo no qual se vive é formado por um sistema organizacional onde existem pessoas. Ao falar na gestão de pessoas entende-se que ela é formada por indivíduos e organizações, sendo que uma depende da outra para sobreviver, de forma direta ou indireta, mostrando que sem esses dois pilares não existem gestão de pessoas.
 
No decorrer do tempo muitas coisas mudaram e evoluíram, algumas se desenvolveram e outras vivem em constantes mudanças.

No entanto, nos dias atuais o que mais se ver são grandes criações, feitas com o objetivo de facilitar os serviços e a vida das pessoas, proporcionando um mercado cada vez mais diferencial e inovador, em virtude da grande competição existente no meio empresarial.

Isto não tem sido diferente no que se refere à Gestão de pessoas, uma área que vem se destacando cada dia dentro das organizações, com objetivos específicos, práticas e políticas indispensáveis para as empresas, tendo como principais fatores, agregar pessoas (recrutamento de pessoas, seleção de pessoas) aplicar pessoas, recompensar pessoas, desenvolver pessoas, manter pessoas, monitorar pessoas como também aplicação de avaliações de desempenho.

A gestão de pessoas representa um conjunto de decisões influenciando principalmente na eficiência e na eficácia dos colaboradores, tornando-os mais preparados para o exercício de suas funções dentro da organização. Em virtude desse processo, os colaboradores tornam-se peças fundamentais dentro da empresa, uma vez que adquiriram ao longo do tempo, conhecimento e prática.

Ao agir como um conjunto ordenado, a gestão de pessoas é uma área que constrói talentos cuidando do capital humano que é a parte principal de uma organização. Assim, pela a sua eficiência no sentido de promover um ambiente organizacional mais produtivo e dinâmico, a gestão de pessoas se moderniza a cada dia, tornando-se imprescindível para as empresas.

Pessoas não fazem parte somente da vida produtiva das organizações, elas constituem o seu maior patrimônio, conferem vitalidade ás atividades e processos, inovam, criam, recriam contextos e situações que podem levar a organização a posicionar-se de maneira competitiva e diferenciada com clientes, com outras organizações como também no ambiente de negócios em geral.
        
Gerir pessoas é a competência de enxergar talentos, habilidades e aptidões, em pessoas capazes de desenvolver determinada tarefa. A Gestão de pessoa começa com dois tenores básicos que são eles; recrutamento e seleção de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário