quarta-feira, 24 de abril de 2013

Negócios em queda

Acadêmico: Diego Lopes Moreira
 
Ultimamente o mercado mundial vem se modificando bastante, empresas de nome mundialmente estão passando por fases financeiras que quase chega a ser uma revelação de que esteja falindo, a exemplo disso temos a gigante rede varejista francesa Carrefour, que tenta se reerguer no mercado mundial fazendo apostas, como a exemplo a contratação do executivo sueco Lars Olofsson, que trabalhou por quase 30 anos na Nestlé e chegou ao cargo de diretor mundial de marketing da empresa, e foi anunciado como novo CEO da gigante rede varejista no ano de 2008, mais a mesma continuou registrando baixa em seus lucros desde então, o lucro do exercício de 2007 foi de US$ 2,8 bilhões caindo os lucros em 2009 44%, para US$ 1,6 bilhão e subsequentemente em 2010 uma queda de 74% lucro de US$ 441,7 milhões sobre o ano anterior, nesse mesmo ano é descoberto um rombo de R$ 1,2 bilhão no balanço da subsidiaria brasileira e perde a liderança no mercado brasileiro para o grupo Pão de açúcar.
 
No inicio do ano de 2011 o Conselho de Administração do grupo francês Carrefour é favorável à fusão com o grupo brasileiro Pão de Açúcar, informa a empresa francesa em um comunicado nessa fusão a empresa chamara NPA ( novo pão de açúcar ), após o fracasso dessa negociação no inicio de 2012 o então executivo chefe do grupo anunciou sua saída para junho desse mesmo ano e mais em maio o grupo acelerou a transição e anunciou Georges Plassat como novo CEO, no inicio do ano de 2012 foi anunciado mais um resultado do exercício que mostrava mais uma vez uma diminuição dos lucros de 8,2% no semestre, principalmente na Europa que vem a cada dia diminuindo os lucros na rede varejista e também anunciando um aumento em sua venda na America Latina.
 
Uma outra gigante brasileira dona das marcas Olympikus, Azaleia, Dijean e Opanka, e representante da Reebok no Brasil a Vulcanbras/Azaleia, a empresa sediada em Jundiaí interior de São Paulo dos empresários Pedro e Alexandre Grendene reduziu 21,7% , para uma receita liquida de R$ 1,54 bilhão em relação a 2010 o prejuízo ficou em R$ 316 milhões, a explicação dos empresários foi a forte concorrência com os produtos importados da china que estão tomando conta do mercado brasileiro, isso resultou uma divida no primeiro trimestre de 2012 R$ 1 bilhão de reais, com isso a empresa anunciou a demissão do então diretor presidente Milton Cardoso que comandou a empresa por 15 anos e no lugar dele assume Pedro Grendene, principal acionista e presidente do conselho de administração da mesma e tão logo anuncia um nome de peso para ajudar a erguer novamente a empresa o reconhecido recuperador de empresas o consultor Claudio Galeazzi um dos sócios do banco BTG pactual, que afirma que não é uma tarefa muito difícil que com suas palavras “Já tive que enfrentar situações bem piores”.
 
Com a globalização e a facilidade da internet em nossas vidas não há necessidade de se ter lojas grandiosas e um gasto excessivo com funcionários, acarretando assim uma maior oportunidade de novos concorrentes no mercado mundial, podendo assim concorrer peito a peito com os gigantes mundiais a exemplo disso a china que pela internet podemos comprar diretamente de lá e recebermos na porta de casa com essa facilidade mundial como se diz o ditado popular “É bom colocarem suas barbas de molho”

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