segunda-feira, 6 de maio de 2013

O Brasil tem pressa

Academica: Eliadna Izabela
 
É necessário pressa para mudar a forma de planejar, administrar e, principalmente, de fazer política!  Vamos deixar de sermos os campeões em perder oportunidades.

O Brasil possui atualmente uma economia forte e sólida. O país é um grande produtor e exportador de mercadorias de diversos tipos, principalmente commodities minerais, agrícolas e manufaturados. As áreas de agricultura, indústria e serviços são bem desenvolvidas e encontram-se, atualmente, em bom momento de expansão. Considerado um país emergente, o Brasil ocupa o 6º lugar no ranking das maiores economias do mundo (dados de 2012). O Brasil possui uma economia aberta e inserida no processo de globalização.
 
Quando falamos em globalização, falamos em industrialização, informação, crescimento, economia, mercado, mercado internacional, politica, pois afinal globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário. Porém, esse processo ocorre em diferentes escalas e possui consequências distintas entre os países, sendo as nações ricas as principais beneficiadas pela globalização, pois, entre outros fatores, elas expandem seu mercado consumidor por intermédio de suas empresas transnacionais. 
 
Mas se o Brasil possui uma economia forte e sólida por que mudar sua forma de planejar, de administrar e como pode se comprovar perde tantas oportunidades. Simples, os grandes planejamentos realizados pelo nosso governo, não são feitas em sintonia com a sociedade, há tanta agilidade em criar um ambiente propício para corrupção que o Brasil corre e, no entanto, sempre perde oportunidades por caminhar em direção errada.
 
Um País que busca crescimento deve ter noções básicas de como aproveitar seus recursos, desenvolver seus “talentos”. Ricos como somos em recursos naturais e talentos que são cada um de nós seres pensantes que segundo aponta IBGE Números, 193.946.886 habitantes neste país divulgados no Diário Oficial, são referentes a 1º de julho de 2012, são nestas riquezas que o Brasil deve investir para continuar crescendo, que funcionarão como maquinas para promover o desenvolvimento de nosso país.
 
É necessário que seja investido em educação e infraestrutura, tendo cuidado maior com os setores da economia, visando diminuir riscos e aproveitar oportunidades, capacitando os brasileiros e futuros representantes do nosso país a administrar e alavancar a economia. Isso se tornará possível a medida que a administração pública seja estritamente eficiente e parta para o principio de qualidade na educação, mudanças de hábitos levará a um pais de politicas maduras e promova a diminuição da corrupção e consequentemente os gastos públicos.
 
Cabe aos governantes aplicar adequadamente os recursos públicos; de forma satisfatória, para que não haja desequilíbrio concorrencial, oferecendo as mesmas condições a todos, respeitando o princípio federativo. De modo a aproveitar essa economia grandiosa de forma proativa.
É de fundamental importância para o Brasil reagir e observar o cenário econômico com toda sua representatividade reconhecer que não se deve mais elevar a nossa carga tributária, sim desenvolver instituições que estabeleçam freios automáticos aos gastos fiscais e que controlem a qualidade de suas despesas assim proporcionando um crescimento de longo prazo partindo para o caminho de aproveitar melhor suas reais potencialidades.

Um comentário:

  1. Olá,Eliadna!

    É oportuna e de suma importância esta sua reflexão. Mudar a forma de pensar e de agir principalmente os da nossa liderança, efetivará o fortalecimento da nossa economia e o aproveitamento das nossas oportunidades.
    Marta.
    Goiânia

    ResponderExcluir