domingo, 9 de junho de 2013

Negócio nas redes sociais

Acadêmico: Divino Carlos

Para quem está procurando uma maneira de fazer um marketing eficiente e de alto retorno para seu negócio ou empresa é preciso entender que não tem como desprezar as redes sociais, em especial o Face book. Estamos falando de uma rede social que já tem mais de um Bilhão de usuários no mundo todo. Só no Brasil são 60 milhões de pessoas gastando cerca de 6 horas por dia nesta rede que já é considerada a maior e mais poderosa rede social do mundo! Eis aí uma ferramenta indispensável para a sobrevivência do seu negócio na internet!
 
Através do Face book você e sua empresa terão a oportunidade de se relacionar com seus clientes e fazer com que sua marca cresça de maneira fantástica.
 
Quando uma pessoa visita sua fan Page pela primeira vez ela busca conhecer o perfil de seu negócio ou empresa. Ela busca informações sobre a sua empresa, ou seja, primeiro eles querem dar uma olhada na sua marca, ver como podem entrar em contato, endereços, telefones, ofertas e promoções, horários de atendimento, produtos e lançamentos, serviços, comentários dos clientes e fãs etc. Portanto esse é um ponto que você terá que satisfazer à curiosidade de seus fãs, você jamais poderá deixar em branco o perfil de sua empresa, ou então esses primeiros visitantes podem sair da página sem curtir e depois simplesmente nem se lembrar mais da sua fan page.
 
Todo tipo de informação é bem vinda. Coloque seu contato das outras redes sociais, como twitter, google plus, linkedIn, you tube, etc.
 
Existe uma limitação de postagens que você deve fazer da sua empresa ou negócio no face book. O tolerável para uma empresa postar no face book é em torno de 3 a 5 postagens por dia. Mais do que isso no mesmo dia os fãs podem achar que sua empresa é chata, inoportuna ou que está fazendo spam, e isso pode denegrir a imagem da sua empresa ou negócio.
 
Nem tanto ao sol, nem tanto à lua, pois se você fizer postagens uma vez ou outra os fãs podem achar que sua empresa não é comprometida ou que não tem nada de interessante para passar pra eles. Em ambas as situações, a imagem da sua empresa fica comprometida é interessante fazer de 3 a 5 postagens por dia e seus fãs ficarão satisfeitos!
 
Existe uma infinidade de ferramentas interativas disponíveis no face book. Você poderá tirar proveito delas. Fazer sempre o mesmo tipo de postagem pode se tornar cansativo para os fãs. Você não precisa postar fotos o tempo todo. Seja criativo, use todos os estilos de postagens alternadamente: textos, fotos, imagens, vídeos, enquetes, perguntas, e tudo quanto o Face book permitir postar.
 
Quando o assunto é empresa ou negócio devemos ter uma mentalidade mais profissional, pois uma página cheia de conteúdos irrelevantes para os fãs, dificilmente irá atrair novos fãs. É surpreendente a quantidade de coisas que as empresas tendem a postar que não estão relacionadas em nada com a sua própria marca.
 
É interessante colocar postagens relacionadas com a sua empresa e com seus produtos ou serviços, não perca tempo colocando piadinhas desnecessárias. Não que você não possa descontrair seus fãs um pouco, mas deve fazer de maneira moderada e com sabedoria, coloque postagens que sejam relacionadas ao tema da sua empresa.
 
Uma coisa muito importante, é que todo empresário que se presa não tem religião, partido político e tão pouco torce por algum time; esses são temas que sempre irão ofender alguém, mesmo que você não tenha essa intenção.
 
Há uma estimativa de que cerca de 15% das pessoas que clicam em "descurtir" uma fan page, fazem isso devido a falta de respostas às suas perguntas e comentários. Trate o Face book como um portal de comunicação e relacionamento com seus clientes. Isto é, não basta somente postar notícias e novidades da sua empresa.

Não podemos esquecer que estamos falando de uma rede social, portanto a própria palavra diz "social" devemos saber nos relacionar com a sociedade. Portanto você deverá usar o face book para conversar e interagir com as pessoas, para pedir opiniões e receber feedbacks dos clientes. Mostre aos seus clientes que você se importa com eles e que eles têm um valor para você, essa é uma das melhores maneiras de ser reconhecido. Feito isso com certeza seus clientes irão indicar sua empresa e compartilhar seus conteúdos para chamar novos fãs.

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